22 de nov de 2013

Apostila Concurso Soldado Bombeiro Militar - CBM-CE - Ceará - 2013

Ver Apostila
Conheça a apostila da Editora Solução preparada  para o concurso público 2013 - 2014 / Curso de Formação Profissional,  do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará - CBM-CE - Ceará, para o cargo de Soldado.
O Curso de Formação Profissional para Soldado do Corpo de Bombeiros do Ceará,  de caráter classificatório e eliminatório, será realizado em turmas e regido pelas normas inerentes à categoria funcional vigentes à época, por este edital e pelo edital de convocação para a matrícula.
No início do Curso de Formação Profissional, o candidato deverá entregar atestado médico original, emitido no prazo máximo de 30 dias, constando, expressamente, que o candidato está apto a realizar atividades físicas. Não será aceita a entrega de atestado médico em outro momento.  O candidato que deixar de apresentar o atestado médico original não poderá frequentar o curso e será automaticamente eliminado.
O Curso de Formação Profissional terá a carga horária de 1.020 horas/aula, será dirigido à capacitação funcional do candidato, sendo ministrado na modalidade de estudo presencial, em tempo integral, com o mínimo de 8 horas por dia, podendo ser desenvolvido em dias não úteis.
O CFP será realizado em turmas, distribuídas na Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) e nas demais Unidades do Sistema de Segurança, em período e locais a serem divulgados nos e ditais de convocação para essa etapa, sendo que a avaliação de capacidade física e a avaliação psicológica serão realizadas na cidade de Fortaleza/CE. Poderão ser realizadas atividades/aulas curriculares teóricas e práticas fora da AESP.
O CFP será constituído de parte teórica e prática além de avaliação de capacidade física, de avaliação psicológica e de investigação social. A avaliação de capacidade física, a avaliação psicológica e a investigação social terão caráter eliminatório.
Será considerado reprovado e eliminado do certame o candidato que:
a) deixar de efetuar a matrícula no Curso de Formação Profissional, dele se afastar por qualquer motivo, não frequentar no mínimo 85% das horas de atividades previstas em cada disciplina e (ou) não satisfizer os demais requisitos legais, regulamentares e (ou) regimentais;
b) for considerado inapto na prova de capacidade física ou não recomendado na avaliação psicológica, ou, ainda, contraindicado na investigação social;
c) obtiver conceito desfavorável por sua conduta durante a realização do Curso de Formação Profissional a ser apurada nos termos do Regulamento do CFP;
d) obtiver nota final na prova objetiva do Curso de Formação Profissional inferior a 70% dos pontos possíveis;
e) obtiver nota final nas provas práticas do Curso de Formação Profissional inferior a 70% dos pontos possíveis;
Durante o Curso de Formação, o candidato fará jus a auxílio financeiro, na forma da legislação vigente, à época de sua realização, sobre o qual incidirão os descontos legais.
O Curso de Formação será realizado em turmas, em período e em locais a serem divulgados nos editais de convocação para esta etapa, sendo que a prova de capacidade física, a avaliação psicológica, a prova final e as provas práticas serão realizadas na cidade de Fortaleza/ CE.
O Curso de Formação Profissional será constituído - além dos módulos de ensino fundamental, ensino profissional e ensino complementar - de avaliação psicológica, de avaliação de capacidade física, de investigação social, todas de caráter eliminatório, e de provas finais, de caráter eliminatório e classificatório.