14 de jun de 2013

Apostila Concurso Prefeitura Rio RJ 2013 Técnico em Enfermagem e Enfermeiro


Apostila preparatória elaborada para o concurso público de 2013 da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro RJ para os cargos de Técnico em Enfermagem e Enfermeiro.
CLIQUE AQUI para conhecer as apostilas.
Informações sobre o concurso público:
As inscrições serão recebidas das 10h do dia 11/06/2013 até as 23h59min do dia 20/06/2013, horário de Brasília, incluindo sábados, domingos e feriados, somente via Internet, através de requerimento específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br:
O Concurso destina-se à seleção de candidatos para o preenchimento de vagas nos cargos efetivos discriminados no  Edital;
O candidato deverá certificar-se, preliminarmente, de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no Concurso e para posse no cargo.
São requisitos necessários para a inscrição:
a) ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13, do Decreto n.º 70.436, de 18 de abril de 1972;
b) estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;
c) atender ao estabelecido no Decreto Nº 35610, de 15/05/2012, que institui o regime "Ficha Limpa" como requisito para o ingresso em cargo ou emprego público no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Município do Rio de Janeiro;
d) possuir a qualificação exigida referente ao cargo/Especialidade pretendido, conforme o estabelecido no quadro constante do Título II, item 2, deste Edital. .
Abaixo as atribuições de todos os cargos do concurso:
CARGO
SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES
Auxiliar de Imobilização em Ortopedia
Atividades profissionais de execução especializadas relacionadas a trabalhos auxiliares de imobilização em ortopedia (Lei nº 3.021/2000).
Auxiliar de Necropsia
Atividades de execução relativas ao trabalho auxiliar, sob supervisão imediata dos médicos (anatomia patológica), na realização de necropsias e exames anátomo-patológicos (Lei nº 2.986/2000).
Técnico em Enfermagem
Atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuída à equipe de enfermagem (Lei nº 5.489/2012)
Técnico de Laboratório
Atividades de orientação e execução especializada de trabalhos de análise e pesquisas clínicas, anatomia patológica, análises e pesquisas de produtos terapêuticos, biomatologia, materiais e solos, hematologia, radioterapia e Raios-X (Decreto 3.410/1982).
Técnico em Radiologia
Atividades de execução relativas ao trabalho auxiliar nos serviços de Radiologia (Lei nº 3.488/2003)
Farmacêutico
Atividades de supervisão, coordenação ou execução, referentes a trabalhos e estudos relativos a métodos e técnicas de produção, controle e análise clínica e toxicológica de medicamentos (Decreto 3.410/1982).
Enfermeiro
Atividades de planejamento, supervisão, coordenação, organização, execução e avaliação relativas à observação, ao cuidado e à educação sanitária dos usuários, bem como a aplicação de medicamentos tratamentos prescritos (Lei nº 5.489/2012).
Fisioterapeuta
Atividades de planejamento, programação, ordenação, pesquisas, supervisão, coordenação e execução relativas à prevenção e recuperação da saúde individual e coletiva no que se refere a atividades na área cinético funcional do aparelho motor e respiratório (Lei nº 3.627/2003).
Médico
Atividades de supervisão, coordenação e execução relativas à defesa, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, nas várias especialidades, utilizando recursos técnico-profissionais da medicina. (Decretos Municipais nos: 3410/82, 6244/86 e 7523/88)
Psicólogo
Atividades de supervisão, coordenação e execução relativas ao estudo do comportamento humano e da dinâmica da personalidade, com vistas à orientação psicopedagógica e ao ajustamento individual no meio escolar, profissional e social. (Decreto 3.410/1982).